Atualização agronômica em Agricultura Conservacionista é desenvolvida para 16ª turma

atualização Agronômica

Foi realizado nos dias 09, 10 e 11 de maio, o  curso de Atualização Agronômica em Solos - Fundamentos de Agricultura Conservacionista e Fertilidade do Solo, com a 16ª turma. Até hoje, mais de 380 participantes de todo o Estado passaram pelas aulas. Nesta edição, participaram 17 extensionistas da Emater/RS-Ascar de municípios pertencentes aos regionais Passo Fundo, Erechim, Frederico Westphalen e Soledade. Também participaram do curso técnicos autônomos e de empresas privadas. A capacitação aconteceu na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, e faz parte do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água.

Conforme o assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Edemar Streck, desde a primeira turma até essa, teve a participação de cerca de 100 extensionistas da Emater de todo o Estado. "A ideia dos cursos é fazer uma reciclagem de conhecimentos para que os técnicos tenham argumentos para discutir o assunto de conservação de solos e água com os agricultores e, os dois juntos, planejarem ações nas propriedades. Não queremos que as práticas mecânicas, como, por exemplo, os terraços, sejam o carro-chefe. Primeiro enfatizar a melhoria do manejo, cobertura do solo, principalmente no período da entressafra, que é uma lacuna onde o solo encontra-se descoberto", enfatizou o engenheiro agrônomo.

Entre os temas abordados durante essa atualização estão conceitos e preceitos da agricultura conservacionista, obras hidráulicas para contenção da erosão, física do solo, práticas conservacionistas, semeadura em sistema plantio direto, fertilidade do solo, entre outros. As atividades revezam-se entre teoria e prática, com visitas técnicas.

De acordo com o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, na região conservação de solos é uma prioridade. "Temos um grupo de técnicos qualificados no assunto e estamos realizando eventos importantes nessa área".

Conforme o pesquisador da Embrapa Trigo, José Eloir Denardin, o foco é proporcionar o conhecimento aos técnicos de maneira ampla, evitando cópias e receitas. "Procuramos passar a base, os fundamentos para que ele tenha autonomia na tomada de decisão, não copiando modelos", disse. Para o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, o princípio é "segure a água onde ela cai". "Queremos que esse trabalho irradie nos municípios, por meio das unidades de referência técnica", finalizou.

Regionalização

O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Edemar Streck, explicou que a partir do segundo semestre, as capacitações serão regionalizadas. Primeiro haverá, no mês de julho, um curso para instrutores, na Embrapa Trigo. "Esse curso será para orientar os instrutores, nivelar as informações e o discurso, seguir a mesma sequência", explicou. Estão previstas as participações de universidades, institutos federais e outras unidades da Embrapa. "Acreditamos que com a regionalização dos cursos conseguiremos reduzir custos, aumentar a participação de técnicos, além de conseguir focar nas diferentes realidades", avaliou Streck.