Dia de campo demonstra ações para controlar pragas e proteger o solo em Ibirubá

dia de campo IbirubaIV
dia de campo IbirubaIV - Foto: Cleuza Noal Brutti
Por Cleuza Noal Brutti - Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí

O Programa Estadual de Conservação do Solo e Água, lançado em dezembro de 2015, pelo governador José Ivo Sartori, mostrou nesta quarta-feira (10/05), ações em Ibirubá. O município do Noroeste gaúcho sediou o Dia de Campo sobre Conservação do Solo e Manejo Integrado de Pragas (MIP), realizado na propriedade do agricultor Edair Pazinato, que há um ano aderiu ao Programa, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).

Estamos indo muito bem e certamente daqui a dois ou três anos vamos colher os frutos, disse o coordenador estadual da Emater/RS-Ascar no Programa de Conservação do Solo e Água, Edemar Streck.

O evento reuniu aproximadamente 150 pessoas e foi promovido pelo Governo do Estado e Emater/RS-Ascar, com apoio de Massey Ferguson, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) - campus Ibirubá, Cotribá, Coopeagri e Cotrisoja.

Entre abril e agosto do ano passado, Pazinato fez sete terraços de base larga para reter a água da chuva na lavoura. Contudo, outras práticas conservacionistas estão sendo implantadas, de acordo com a engenheira agrônoma Miria Durigon, A área monitorada produziu cerca de 84 sacas de soja por hectare em 2017, enquanto que a área compactada produziu 67 sacas de soja por hectare. Parece pouco, mas são sacas a mais de soja que o agricultor ganha, comparou a também engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Aline Deutsch.

Lavoura de Resultado

Outro assunto discutido no dia de campo foi Manejo Integrado de Pragas (MIP). Esse tema tem ganhado força no Estado e é uma das iniciativas do projeto Lavoura de Resultado, executado pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Massey Ferguson, Embrapa e universidades. Queremos que o agricultor fique com o melhor resultado possível, disse o coordenador estadual do Programa, engenheiro agrônomo Alencar Rugeri.

Nas 52 lavouras de soja monitoradas pelo Lavoura de Resultado no Rio Grande do Sul na última safra de soja, houve redução de 48% no uso de inseticidas e 25% no uso de fungicida. O Projeto tem quatro fases: aplicação de defensivo, tecnologia de plantio, redução de perdas na colheita e armazenagem, completou Rugeri.

Nas cinco estações do dia de campo, em Ibirubá, a mensagem foi clara, a tecnologia e a natureza são aliadas, mas é a inteligência do agricultor que vai definir, em última instância, os melhores resultados. A produção vegetal depende de quatro coisas: água, nutrientes, potencial genético e inteligência para combinar os outros três fatores, resumiu o engenheiro agrônomo Dejair Burtet.

Concurso

O gerente da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Carlos Turra, lembrou durante o dia de campo do concurso "Agricultor Conservacionista do Solo e Produtor de Água do Estado do Rio Grande do Sul". Os interessados podem se inscrever até 31 de maio no link: www.soloeagua.rs.gov.br/concurso-agricultor-e-tecnico-conservacionista-do-solo-e-produtor-de-agua.

Estações

O IF de Ibirubá esteve à frente de duas estações do dia de campo, mostrando resultados de pesquisa coordenada pelo professor Bem-hur de Campos sobre densidade do solo e produção de palha na propriedade de Pazinato e, ainda, utilização de drone na gravação de imagens aéreas, digitalizadas e analisadas no laboratório, esta última sob a coordenação do professor Luis Gubert.