Produtor do município de Barra do Rio Azul destaca as vantagens do terraceamento e da cobertura do solo

Produtor Rural Barra do Rio Azul
Por Jornalista Terezinha Mariza Vilk - Emater/RS-Ascar - Regional de Erechim

Depois de um ano que implantou um sistema de terraceamento, o produtor Dressani Agostini, de Barra do Rio Azul, começa a ver mudanças na lavoura em sua propriedade, localizada na comunidade de Campo Alegre. O sistema foi implantado em cinco hectares, do total da área de 11,4 hectares. O trabalho de conservação do solo iniciou em 2015, com orientação dos extensionistas do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura, visando à recuperação da produtividade da área, que não possuía manejo conservacionista.

Agostini plantava milho, utilizado para silagem, e na safrinha cultivava soja, sendo que o solo não recebia nenhum tipo de palhada. Como o solo era compactado, o desenvolvimento das plantas era prejudicado pela falta de umidade no solo e as respostas à adubação eram mínimas, pois haviam problemas de erosão na lavoura, e os adubos eram perdidos  com as chuvas.

O extensionista Jair Zorzanello observa que o trabalho de conservação do solo na propriedade iniciou em junho de 2015, com a demarcação de terraços de base média, para reter a água e o solo na lavoura. Em função do ano ter sido muito chuvoso, devido ao fenômeno El Niño, houve necessidade  de refazermos parte desses terraços recém construídos e procedermos à limpeza dos canais  conta Zorzanello, ao mencionar a utilização de trator agrícola e de uma máquina moto-niveladora para esse serviço.

Em setembro foi plantado milho. Como resultado, Zorzanello destaca que já pode ser observada uma maior infiltração da água e a retenção da terra na propriedade. O milho foi colhido para silagem em janeiro, para alimentação do rebanho leiteiro. O excesso de chuvas no período impediu o plantio imediato do  milheto, retardando a cobertura de solo. A aveia foi semeada com esse objetivo, e também para favorecer a reestruturação do solo, somente em abril.

Estão previstas na propriedade outras atividades da Extensão Rural, como o cercamento e o plantio de árvores nativas ao longo de dois riachos que atravessam a propriedade e utilizados para dessedentar os animais.  Também está prevista a irrigação em 6 hectares de pastagens, utilizando a água de dois açudes.

O assistente técnico regional em Manejo dos Recursos Naturais de Erechim, Cezar da Rosa, elogiou o produtor Dressani Agostini por aceitar a proposta dos técnicos da Emater/RS-Ascar, de adotar as práticas de manejo do solo, especialmente devido à declividade elevada e a perda de solo e água por erosão. “Iniciamos com o terraceamento dessa área e subsolagem junto à base  e canal do terraço para aumentar a infiltração da água. Além disso, stá sendo dada uma atenção especial aos plantios de cobertura vegetal do solo, lembra Rosa, e antecipa a intenção da adoção do sistema colher/plantar, visando  incrementar a disponibilidade de palha na superfície do solo e a sus reestruturação pelo sistema radicular das plantas utilizadas nessa área.

Links relacionados