Sistema silvipastoril ajuda a recuperar solos em São Francisco de Assis

Sistema Silvipastoril ajuda a recuperar solos em São Francisco de Assis

Um caso de sucesso do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água se encontra no distrito de Cinamomo, em São Francisco de Assis. É lá que fica a propriedade de Alessandro Vidal que, com o apoio do engenheiro agrônomo Fernando da Silva Romeu, do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, estabeleceu uma unidade de referência em conservação do solo e da água em sistema silvipastoril, para recuperação de solos degradados na região dos areais do município.

00:00:00/00:00:00

Sistema Silvipastoril e de Conservação do Solo

Dia de Campo realizado na propriedade de Alessandro Carneiro Vidal em São Francisco de Assis, no dia 8 de junho de 2018. Crédito: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação RS

O sistema emprega o plantio de Brachiaria brizantha, da variedade BRS Piatã, associada ao eucalipto. A Piatã, lançada pela Embrapa em 2006, tem como característica a robustez e produtividade. É uma variedade que vem se adaptando muito bem em solos arenosos da Região de São Francisco de Assis e Maçambará, auxiliando na recuperação inicial de áreas degradadas e controle da erosão sobre os areais.

Semeadura

A BRS Piatã pode ser semeada desde meados de outubro até o final de fevereiro, sendo ideal de novembro a dezembro. Para um bom estabelecimento, em boas condições de plantio, recomenda-se utilizar no mínimo 4 kg/ha de sementes puras viáveis, a uma profundidade de semeadura de 2 a 5 cm e incorporação com grade niveladora ou plantadeira. Sua produção pode atingir até 9,5 toneladas por hectare de matéria seca, desde que bem adubada e manejada.