Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

36ª CRE promove formação para os professores das Escolas do Campo

Publicação:

Reunião 36ª CRE
Reunião 36ª CRE

Durante a última quarta-feira (9), foi realizado o último encontro dos Grupos de estudo regionalizados das Escolas do Campo, como projeto de Formação Continuada, que iniciou no dia 25 de abril, reunindo escolas pela proximidade geográfica. 

As reuniões foram promovidas pela 36ª Coordenadoria Regional de Educação e destinadas ao trabalho de retomada da Proposta Pedagógica das Escolas e a análise do currículo das Escolas do Campo, propondo o estudo a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reestabelecendo competências, habilidades e os conhecimentos que se espera que todos os estudantes desenvolvam no Ensino Fundamental na relação com os princípios apontados pelas Diretrizes Curriculares propostas pelo CEEd na Resolução nº  342/2018. 

De acordo com a professora Solange Moraes, coordenadora de aprendizagem na 36ª CRE, foram quatro dias de estudo e planejamento, nos quais algumas escolas expuseram seus projetos pedagógicos e posteriormente, cada escola fez um resgate histórico de sua caminhada pedagógica dos últimos anos, buscando identificar sua identidade e foco central da proposta pedagógica. 

Os assessores das Escolas do Campo Ana Maria Lemos Rolim e Airton Jesus Amorim destacaram que nos encontros foi visível o compromisso do coletivo de professores com o processo educativo voltado para as crianças e adolescentes do campo, com o propósito de uma educação de qualidade no “campo para o campo”. 

Ana Rolim destaca que os próximos encontros dos Grupos de Estudo Regionalizados das Escolas do Campo   serão realizados no mês de agosto em forma de Seminário com a apresentação das “Vivências da Proposta pedagógica das Escolas do Campo”. 

Na oportunidade, também foi divulgado o curso de formação – modalidade – EAD, promovido em parceria com a Seduc e 36ª CRE, que iniciará no mês de junho - Educação do Campo/Educação Ambiental: Leituras e Reflexões, destinado aos professores das Escolas do Campo de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação.

Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água