Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia Nacional de Conservação do Solo é comemorado neste sábado (15)

Data alerta para necessidade de manejo adequado deste recurso natural

Publicação:

Milho
Milho
Por Alexandre Farina

Neste sábado (15) é celebrado o Dia Nacional da Conservação do Solo. A data foi criada com o intuito de desenvolver um pensamento crítico na população e também aos agricultores sobre a importância da correta utilização do solo como um recurso natural para a produção de alimentos.

A conscientização sobre o que provoca a poluição do solo e sua compactação é outro ponto de destaque a ser debatido e levado a discussões como forma de recuperar a capacidade produtiva do solo.  Neste sentido, o governo do Estado, através da secretaria da agricultura, pecuária e irrigação, desenvolveu o Conservar para Produzir Melhor, programa estadual de conservação do solo e da água, através de decreto assinado pelo governador José Ivo Sartori. Por meio desta política pretende-se desenvolver uma consciência conservacionista no sistema produtivo gaúcho, envolvendo escolas, técnicos e agricultores.

Dentro das ações do programa Conservar para Produzir Melhor, mais de 18 mil agricultores participaram de 60 dias de campo, mais de 150 técnicos já foram capacitados para reproduzir as boas práticas conservacionistas e cerca de 200 eventos já foram realizados sobre o tema entre seminários e fóruns regionais. “ Mais do que celebrar a data do dia nacional de conservação do solo, temos é que propagar esta mensagem, da importância da preservação deste bem natural que nos proporciona todo o alimento que produzimos. O manejo adequado do solo permite que tenha a devida infiltração de água e o conseqüente abastecimento as raízes de todas as culturas ali plantadas. Ampliar a produtividade passa pelo cuidado com o solo e, ao final, se reverte em geração de emprego e renda no campo“, destaca o secretário da agricultura, Ernani Polo.

                                                                Histórico            

A criação do Dia Nacional da Conservação do Solo foi uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A data foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento do conservacionista norte-americano Hugh Hammond Bennett (1881–1960), considerado o “pai da conservação do solo” nos Estados Unidos e um modelo para todas as outras nações.

Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água