Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Entidades debatem ações sobre manejo e conservação do solo e da água em Lajeado

Publicação:

reuniao solos
reuniao solos - Foto: Tiago Bald
Por Jornalista Tiago Bald - Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar Regional de Lajeado

Representantes de entidades estiveram reunidos na última terça-feira (12/07), no Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, para debater ações sobre manejo e conservação do solo. Tomando por base o Programa Estadual de Manejo e Conservação do Solo e da Água da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) — que terá a Emater/RS-Ascar como uma de suas executoras —, integrantes da entidade, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), do Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari/Antas e da Coordenadoria Regional de Educação, encaminharam uma série de atividades que deverão contemplar o programa.

 Divulgações em reuniões de entidades, secretarias e em meios de comunicação, definição de unidades de referência técnica e social e de discussões com integrantes do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) do Vale do Taquari, já estão calendarizadas para ser executadas nos próximos meses. “Outro objetivo também envolve a elaboração de um projeto piloto de mapeamento de boas práticas de conservação do solo, da água e do meio ambiente para as escolas da região”, salienta o assistente técnico regional na área de Manejo de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Marcos Schäfer.

 Com o lema “Conservar para produzir melhor”, o programa estadual visa incentivar, fomentar e coordenar ações integradas em parceria com órgãos e entidades públicas e privadas. “Uma das metas é estabelecer programas, diretrizes e instrumentos para a proteção e a conservação da qualidade do solo e da água”, enfatiza o assistente técnico estadual na área de Solos da Emater/RS-Ascar, Edemar Streck. Outros objetivos, como redução da erosão e do uso de inseticidas e herbicidas na agricultura, bem como recuperação da capacidade de infiltração da água, também estão previstos no programa.

 A atividade foi acompanhada também pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, que valorizou a perspectiva de trabalho em parceria entre as entidades. “Temas como manejo de solos e água são essenciais e estão, como espaços ricos em vida, diretamente ligados a qualquer sistema produtivo”, ressaltou. “Nesse sentido, trabalhar pela melhoria destes sistemas está relacionado certamente a uma agricultura mais forte, com incremento da rentabilidade agrícola, com redução de perdas e, consequentemente, aumento da qualidade de vida para os envolvidos”, finalizou.

Conteúdos relacionados

Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água