Reunião Técnica debate o tema Conservação do Solo e da Água durante a programação da Expoagro

IMG 20190328 WA0007

No último dia 27 reuniram-se no auditório da administração da Expoagro Afubra representantes da Emater, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Sociedade dos Engenheiros Agronomos do Rio Grande do Sul, Senar-RS, Sinditabaco, AFUBRA, Souza Cruz, Aliance, One,  Universal Leaf Tabaco, Philip Morris, Associação dos engenheiros agrônomos do Vale do Rio Pardo, Prefeitura Municipal de Sinimbu e acadêmicos da UERGS.

Na ocasião foram abordados temas diversos, como a repercussão do IV Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água, desenvolvido durante a Expodireto Cotrijal; os problemas da destinação de embalagens de agrotóxicos que foram constatados durante as visitas em propriedades dos agricultores; a programação do Fórum Regional que será desenvolvido no município de Sinimbu; também foi abordado que o grupo promova ações no próximo dia 15 de abril, dia nacional da conservação do solo. Como forma de lembrar a data e discutir a importância do assunto. Outro tema abordado pelas lideranças locais foi sobre os cursos de atualização em agricultura conservacionista, desenvolvido junto a Embrapa Trigo de Passo Fundo. Foi questionado e solicitado o desenvolvimento de curso de atualização para técnicos com a temática voltada para condições especificas da região centro-sul do estado. Para isto, será desenvolvida uma proposta pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Rio Pardo, que será encaminhada para a SARGS, para que esta sociedade busque a equipe técnica que possa atuar na atualização que melhor se adeque as condições. Durante a reunião do Sinditabaco no mês de maio também será discutido o assunto.