Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Escola em Antônio Prado elabora projeto de conscientização sobre uso da água

Publicação:

Alunos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Santana
Alunos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Santana - Foto: Divulgação

A Escola Estadual de Ensino Médio Santana, escola rural localizada na cidade de Antônio Prado, trabalha há muito tempo com Agroecologia. Um dos temas desenvolvidos no início este ano foi sobre a relação entre água e agrotóxicos; e como a escola e as comunidades estão cuidando e preservando a água em suas propriedades ao redor da escola.

Os alunos, após coletarem informações sobre a água das propriedades, detectaram os seguintes problemas: as culturas produzidas nas propriedades precisam de água, a qual tem em abundância, mas algumas propriedades usam de modo incorreto. Além disso, poucos têm a preocupação em preservar, porque acreditam que a água na região nunca vai acabar. Há a necessidade de processos de irrigações alternativos  e captações de água da chuva para um cuidado sustentável. Mas o que preocupou os alunos foi a questão do uso de agrotóxicos pela maioria dos agricultores nas culturas e sua interferência na água.

Após mostrar os resultados nas escolas do município e divulgar o projeto, a escola continuou fazendo a sua parte. 

Alunos do 9º ano propuseram alternativas de prática na comunidade escolar com a ideia de projetar e construir formas de irrigação e alternativas para captação da água da chuva, analisando a possibilidade de aplicá-las nas propriedades onde vivem. A turma também elaborou um folder com informações sobre as consequências do uso indiscriminado da água e a utilização inadequada dos agrotóxicos nas culturas, visitando as propriedades rurais que estão fora do alcance da comunidade escolar para conscientizar a todos.

Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água